terça-feira, 30 de julho de 2013

No Brasil, a classe social determina que tipo de corrupção está ao alcance de cada um.

DIREITO DE RESPOSTA

Caros todos: ontem fiz duas publicações. Uma foi um texto ; minhas considerações sobre a JMJ. A outra, a foto de Willy Wonka criticando a marcha das vadias. Pois uma conhecida a quem respeito verdadeiramente ficou chocada porque concordei com o melhor fazedor de chocolate de todos os tempos. Disse que me responderia com esse texto que tinha achado brilhante. Eis o tal:

"Sei que grande parte dos brasileiros e dos meus amigos são católicos, portanto não levem minhas críticas para o lado pessoal. Elas são institucionais mesmo. Podem discordar de mim, mas minha posição sobre a quebra de imagens católicas em manifestações é muito simples: os católicos exterminaram e combateram milhares de culturas e crenças diferentes ao longo de sua história e dizimaram povos e civilizações em nome da sua fé. Não podem reclamar quando uma de suas estátuas de gesso são quebradas. E parem com comparações esdrúxulas: uma coisa é a Igreja Universal chutar uma santa numa disputa intolerante pelo lucrativo mercado da fé. Outra coisa é o grito dos oprimidos contra os opressores. Parem de mimimi. A Igreja Católica continua matando pessoas ao instruir-lhes contra o uso de preservativos, matando psicologicamente as pessoas ao reprimir seus instintos naturais, matando milhares de mulheres na luta contra o direito ao aborto, lutando contra direito de LGBTs, contra as liberdades individuais. E não quer que seus símbolos sejam vandalizados? Ora, ora... Vandalizar a vida dos outros pode? Vandalizar objetos inanimados não pode? Católicos, sejam cristãos. Depois voltem exigindo algum respeito." - Alexandre Valadão

Vamos dissecar o texto do Valadão e trazer um entendimento mais humanista para seus partilhadores.

1 - Sim, a Igreja Católica Apostólica Romana exterminou culturas, pessoas e credos. Não há quem discorde. Sim, as estátuas são de gesso (assim como os maracás dos nossos índios eram de cabaça e sementes) e rigorosamente nada mora dentro delas. Porém:

1a - Quebrar as imagens não defende as culturas destruídas pela igreja. Logo, o pressuposto verdadeiro do Valadão está relacionado a uma intenção falsa. Em retórica, o nome disso é falácia.

1b - A própria ciência diz que quem quer obter resultado diferente executando o mesmo evento só pode estar doido.

1c - Se você age errado comigo, o mínimo que devo fazer para discordar e permanecer certo, é agir pelo avesso da sua maneira. É assim que vou te deixar encabulado. Mostrando o acerto do erro que você cometeu contra mim.

2 - Sim , a Igreja mata de diversas maneiras quando "proíbe" camisinha .

2a- Eu penduro meu furingo no poste se as feministas não usam camisinha só porque a igreja não gosta.

2b - Não existe direito ao aborto. Existe responsabilidade da gravidez.

2c - Então você quer que a igreja te "dê" o direito de usar camisinha pra você não usar e abortar? Esquisito.

2d - Mais uma falácia: Valadão diz acha ruim que a igreja tenha matado e continue matando, mas luta pelo direito do impedimento à vida.

3 - Sim, a igreja sempre demonizou a homossexualidade. Sim, toneladas de peregrinos que aqui estiveram/estão , são bichas. Mas;

3a - Há o tal dossiê-bomba. Há a ala gay do VATICANO. O papa mesmo acabou de dizer que se o homossexual procurar Deus, quem é ele pra meter o bedelho (fique claro, o papa não tem nada a ver com a cura gay).

3b - Os LGBT do Brasil emitiram nota de simpatia ao papa. Esse argumento o Valadão não tem mais.

3c - Ok, um embrião não é uma pessoa. Mas não venha me dizer que dentro do seu útero se desenvolva uma forma sem vida.

3d - O embrião não tem individualidade dotada de estatuto jurídico, como a mãe. Mas o direito individual da mãe nesse caso é o sexo (com ou sem camisinha, com ou sem pessoa de sexo oposto). O direito da vida (enquanto entidade coletiva, total), maior que o da mãe.

4 - Por último, e não menos importante: "Vandalizar a vida dos outros pode?"

4a - Faço das suas, minhas palavras

4b - Valadão / Vadias : Sendo ou não cristãos, sejam humanos. A vida lhe deu seus direitos individuais (ainda que todos nós lutemos politicamente por muitos) sem nada lhes pedir. Seria lindo dar de volta à vida, o direito à vida. E a vocês, o respeito. Que é bom e todo mundo gosta. Até quem ainda não existe.

Lasciate ogni speranza, voi, ch’entrate*




Pois então, vamos falar do Papa (que aliás, no meio de tanta sacanagem, viadagem e papa-anjice na igreja, escolherem um argentino papa-chico foi pelo menos muito engraçado)? Partiu.

Depois de uma renúncia do Bento-Hatzinger e de um conclave diferente de qualquer outro, depois da criação do título de papa emérito, depois de tudo isso e mais um pouco vem uma notícia de que rola um dossiê-bomba no Vaticano. O então papável brasileiro, Odilo Scherer, em entrevista ao canal livre, confirma a existência desse dossiê, mas não entra em detalhes.

Beleza: existe de fato um dossiê-merda-no-ventilador; e nem mesmo um cara que teve disciplina de seminarista/ jovem hitlerista/SS/padre/bispo/arcebispo/cardeal/papa conseguiu ver uma maneira de lidar com isso. Pois é. Não precisa ser teólogo pra saber que ali tem : sacanagem com dinheiro (Banco do Vaticano) e com crianças. Senhoras e senhores: há uma "ala gay (caralho!)" entre os celibatas (ô porra!) do Vaticano. Pois é.

 Mas quando a situação produz fumaça preta, o melhor a se  fazer é uma fumaça branca. De toda essa nebulosidade da fumaça preta com a fumaça branca saiu o Papa Chico. Logo no início, a fumaça preta contida no novo Papa pesou quando o acusaram de ter colaborado com a ditadura argentina. Não ouvi ou pesquisei mais do que os rumores. Porquê a fumaça branca que tem nesse novo papa é de excelente qualidade. O cara inebria, e não há quem discorde. Tem sorriso de ser humano enquanto o Bento sorria feito vilão da Disney, para carro pra beijar bebê (mesmo já estando eleito), troca de chapeuzinho com qualquer um na rua, manda botar água no feijão... o cara é um fenômeno.

É o Papa da quebra de protocolo. Não usa aqueles chapéus que tem que equilibrar na cabeça, nada de "vamos orar pelos famintos enquanto eu seguro essa cruz de ouro" De tanto quebrar o protocolo, o protocolo é quem deve ser alterado. O cara disse que ateu não vai pro inferno, uma vez que o amor de Deus é incondicional, e a todos (todos é TODOS pro cara). Aliás , o Vaticano emitiu nota corrigindo o Papa. Ateu vai mesmo é pro mármore do inferno , virar churrasco na mão do chifrudo. Bom. Aqui já temos uma pergunta : manter o ultraconservadorismo da instituição vale o preço de quebrar a infalibilidade do Papa? Tapa aqui, descobre ali?

Pois então. Veio a jornada. Hahá, veio mesmo a jornada. Veio muito diferente da Copa das Confederações.  Veio de católicos, ainda que turistas. Mas veio mais de católica que de turista (embora eu não tenha visto caridade deles para com os pobres brasileiros). Gastaram pouco com tudo. Nossos católicos cederam suas casas para hospedagem. As igrejas cederam seus imóveis ociosos. Mas ainda assim, surgiu o novo mercado. Turismo religioso.

Particularmente eu achei maravilhoso quase tudo o que aconteceu durante a JMJ. Os caras chegaram aqui. Parou o metrô. O Papa chegou e ficou engarrafado! Sensacional! Os ônibus onde nós já não cabemos há muito tempo apertaram gente do mundo todo. Ainda que por motivos diferentes, mas assim como nós, os peregrinos cantavam dentro de um ônibus irrespirável. A imprensa americana fez a seguinte manchete: "Então nós perdemos para isso?".  Meus caros, o mundo inteiro viveu como carioca por uma semana. Nossos protestos estão legitimados em escala global.

O "terreno" onde seria realizada a missa campal é de propriedade de Jacob Barata, dono das latas de sardinha nossas de cada dia , sogro do prefeito, pai da advogada do Metrô Rio e das Barcas / Ponte CCR. Era um mangue. Um dos poucos que o Estado tem. Pois ele foi aterrado com lixo hospitalar, aquelas velhas obras de maquiagem foram feitas no entorno, e... a fundação cacique cobra-coral deve ter sacaneado o prefeito, já que não conseguiu segurar uma chuva em JULHO. Nem os fuzileiros conseguiram realizar um treinamento naquele chiqueiro. Mas um crime ambiental feito entre amigos, e com consentimento nunca será crime. Aquele bom, velho e enorme dinheirinho que nós jogamos no lixo, e eles, no bolso.

Uma pessoa do trabalho havia me perguntado ser haveria manifestações durante a jornada. Eu respondi que não sou organizador de nenhuma manifestação, mas tinha certeza que elas aconteceriam, já que durante a JMJ seria a única vez na qual certamente ninguém levaria porrada. Bingo.

E mais do que nunca, o papa é pop. Disse que um cristão que não é revolucionário (logo, questionador) não é um bom cristão nos dias de hoje. Falou sobre corrupção nos governos, e estava no Rio de Janeiro. As manifestações foram de encontro ao Papa. Conseguiriam encontrá-lo caso não tivessem feito um cordão sanitário na areia da praia. Quem é do Rio e não é voluntário, do lado de lá. Mas , infelizmente, tem gente que pede a liberdade para usar da pior maneira possível.

Estou falando das mulheres que reforçaram a alcunha de vadia sobre a mulher brasileira. Logo elas, tão feministas. Tão "vamos ser igualitários". Tão " não me impeça de exercer meus direitos". Se nas manifestações com Black Block o tema era "Papa, veja como somos tratados" , a das vadias poderia ter sido "Papa, veja como tratamos vocês".  Quebrar imagens de santos na frente das pessoas? Caralho! A legitimação que os protestos haviam ganho pelos perrengues que os gringos passaram foi esquartejada naquelas imagens. De quebra, deram força ao Vaticano que pôs vocês no inferno.

Quem está falando aqui não é nenhum coroinha, muito menos beato ou ortodoxo. Já fui frequentador de macumba muito boa, hoje estudo o Kardecismo, conheço alguma coisa do hinduísmo (que é bonito demais, diga-se de passagem) e durante minha catequese, aos oito anos (talvez), tomei porrada da professora na frente da turma enquanto a velhota dizia que "este menino é um exemplo do diabo na igreja". Não tenho nenhuma vocação sacerdotal e como vimos, já fui chamado de anticristo por um membro da igreja. O lado bom é que isso me fez duvidar do que me ensinaram lá, e eu cresci procurando alguma coisa.

Até Willy Wonka já está dizendo pelo facebook: "Então você quebrou santo na marcha das vadias? Conte-me mais sobre usar desrespeito para protestar sobre desrespeito." . O sensato excêntrico dos chocolates poderia ir além :  "Então você está lutando pelo direito ao aborto? Conte-me mais sobre achar que pobre tem filho demais e deveria receber pílulas grátis, ou sobre como a população de rua deveria ser castrada!" O diabo são os outros, dizia Sartre.Queria que o povo do mundo entendesse que o que tivemos foi a marcha das vaZias.  Mas se uma pessoa ler e concordar com isso aqui, é mais uma doença que eu deixo de ter.

O direito ao aborto está muito distante de ser o direito sobre o seu corpo, vazia (aliás, se fosse para exercer o direito sobre seu corpo, bastava um remedinho). Mas não vamos bater boca. Agarrar dessa maneira o aborto é algo que está atrelado a uma enorme ignorância sua, que você não percebe justamente porque estudou em excelentes escolas e faculdades. Já começaram a postar pesquisas onde o perfil de quem faz aborto é mulher católica e casada. Nenhuma delas foi lá protestar. Quem protestou foram as vad(z)ias. Ontem protestamos porque não nos submetemos às leis. Hoje, para criarmos a lei do aborto (?) .



A jornada terminou. O Papa foi-se embora. O legado religioso foi uma tomada  de fôlego do catolicismo em um momento no qual os problemas velhos e conhecidos tornam-se públicos e oficiais. O balanço político da jornada é o enfraquecimento das figuras públicas do prefeito e governador do Rio (com mira laser na cabeça, na capa da Carta Capital). Os de São Paulo em menor escala. Da presidência na escala macro. Mas ficou escrito na porta do Brasil :

Lasciate ogni speranza, voi, ch’entrate


“Abandoneis todas as esperanças, vós, que entrais” - Inscrição feita na porta do Inferno em A Divina Comédia, de Dante Alighieri.